Promover o trabalho em equipe é uma das atividades a ser desenvolvida pelo departamento de Recursos Humanos?
Sim! Além disso, é um dos maiores desafios dessa importante área, pois envolve diretamente:
- sentimentos,
- gostos,
- entendimentos,
- valores,
- culturas, etc.
O ser humano é individual e cada qual busca, naturalmente, as melhores condições para o bem-estar e felicidade para si e daqueles que estão ao seu lado.
Para se sentirem confiantes, os colaboradores precisam adquirir a sensação de pertencimento, ou seja, fazer parte do empreendimento em que estão oferecendo o seu trabalho em troca de um salário.
Neste post, apresentaremos dicas importantes de como o RH pode ajudar a promover o trabalho em equipe. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!
Qual a importância do trabalho em equipe?
O trabalho em equipe está diretamente ligado a satisfação e disposição dos colaboradores em “fazer acontecer”, ou seja, a partir de orientações e definições bem dirigidas, precisam estar motivados para buscarem os resultados propostos.
Por outro lado, a desmotivação leva ao isolamento, onde como resultado ocorre uma queda da produtividade e dos resultados.
De acordo com um estudo realizado pela empresa de consultoria Bain & Company, um funcionário desmotivado pode ser 125% menos produtivo do que aqueles que estão engajados nas empresas onde trabalham.
Trabalhar em equipe potencializa a satisfação, especialmente quando todos os membros estão inspirados e motivados a buscarem pelos resultados.
Benefícios do trabalho em equipe
O trabalho em equipe ocorre quando existe motivação e todos sabem onde a empresa deseja chegar, bem como conhecem as oportunidades e possibilidades de sucesso que podem conquistar a partir dos resultados obtidos.
O RH, em conjunto com os líderes de cada setor, precisa priorizar esse assunto, quando os seguintes resultados são fatalmente conquistados:
- excelência no ambiente de trabalho,
- agilidade e qualidade nas tarefas desenvolvidas,
- surgimento de novas ideias e ótimas oportunidades,
- melhora das soft skills dos membros da equipe,
- engajamento e comprometimento dos colaboradores.
Esse conjunto de benefícios reflete diretamente nos resultados operacionais e financeiros do empreendimento, a partir da retenção dos bons profissionais e do crescimento da operação.
Como o RH pode ajudar a promovê-lo?
O RH pode colaborar de maneira efetiva na promoção do trabalho em equipe.
Para isso, precisa, em acordo com os gestores, promover as seguintes ações:
- dar o retorno de forma rápida aos questionamentos e solicitações dos colaboradores,
- promover a liderança, cultura e experiência de cada indivíduo,
- mapear os talentos e reaproveitá-los nas oportunidades que surgirem,
- definir objetivos e compartilhar com as equipes,
- simplificar os processos,
- reconhecer as vitórias e promover a competitividade sadia.
Como se observa, todos os fatores envolvem boa comunicação e ações positivas, visando valorizar aqueles que estejam dispostos a fazer parte de uma equipe campeã.
A proximidade e a integração ocorrem a partir de pequenos gestos que valorizam cada vitória conquistada e objetivo atingido.
Portanto, vale a pena um estudo a respeito de como premiar e mostrar aos colaboradores que todos podem ganhar a partir do alcance de cada etapa conquistada.
São muitas as possibilidades, onde pequenos gestos podem fazer toda a diferença na vida e na motivação dos profissionais.
Para saber mais a respeito, conheça a TokPay, uma empresa especializada em soluções voltadas a premiação, incentivos e flexibilização de benefícios para colaboradores, o melhor caminho para promover o trabalho em equipe!
(Imagens: divulgação)