Não existem dúvidas que a falta de motivação no trabalho afeta a produtividade individual e coletiva, assim como a qualidade do serviço e os resultados de uma empresa.
Um conteúdo publicado pela Revista hsm management traz um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia indicando que um colaborador satisfeito e motivado é, em média:
- 31% mais produtivo,
- três vezes mais criativo,
- os que trabalham com vendas, geram 37% mais resultados.
Sem contar que um trabalhador motivado veste a camisa da empresa, se engaja mais, procura reduzir desperdícios, estimular equipes, ajudar no crescimento da organização, e, consequentemente, a empresa reduz seus custos com o turnover.
Por outro lado, a motivação no exercício da vida profissional está diretamente associada à vontade que o colaborador sente em se manter na empresa e a satisfação com que ele desempenha a sua tarefa.
Esse cenário não é muito comum de ser encontrado, pelo contrário. Existem vários fatores que fazem com que os brasileiros estejam entre os colaboradores mais desmotivados do mundo.
Quer saber quais são as principais razões para a falta de motivação no trabalho? Continue a leitura.
O que causa a falta de motivação no trabalho?
O mercado mudou, tornou-se mais dinâmico e exigente, e, da mesma forma, o perfil do profissional do século XXI transformou-se.
Por muito tempo se trabalhava objetivando cargos, construção de carreira e bons salários. Atualmente, o trabalhador prioriza:
- qualidade de vida,
- ter objetivos concretos de crescimento pessoal e profissional na empresa,
- o sentimento de pertencimento e conexão junto ao negócio,
- o engajamento com a empresa.
Nesse sentido, uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostra que os profissionais brasileiros inovam no ambiente de trabalho e gostam de se sentir donos dos negócios, mas ainda se sentem altamente desmotivados.
Confira algumas das razões que são determinantes para a falta de motivação no trabalho:
Falta de objetivo
Se de um lado a rotina é importante para a organização de uma empresa e para o desempenho de uma tarefa, quando ela se torna engessada e monótona transforma-se em prejudicial para a criatividade e a produtividade.
Por isso, a realização repetida das mesmas atividades diariamente tolhem a motivação do colaborador que gosta de superar desafios, usar a criatividade e mostrar a cada dia o seu potencial.
Nesse quesito também entra a falta de expectativa de crescimento profissional.
Falta de flexibilidade
Uma pesquisa realizada no final de abril de 2022, pelo portal empregos.com.br, aponta que 82% dos profissionais brasileiros desejam flexibilidade na sua carga horária de trabalho.
O estudo ainda aponta que 86% desses profissionais consideram a ideia de mudar de emprego para atuar em empresas com políticas mais flexíveis.
Nesse sentido, as vagas de trabalho remoto ou híbrido são as mais desejadas.
Falta de reconhecimento
Uma das maiores razões para a falta de motivação no trabalho é quando o trabalhador não se sente reconhecido pela liderança e superiores.
Como já dissemos, um dos perfis do profissional atual é o desejo de se engajar com a empresa e de se sentir pertencente ao negócio, e ele só terá essa sensação ao perceber que o seu trabalho e seu talento são reconhecidos.
Salários baixos
O dinheiro pode não ser o quesito mais importante para a realização profissional, mas um bom salário faz toda a diferença na hora de motivar o seu colaborador.
Uma remuneração justa também é uma forma de reconhecer o trabalho realizado e valorizar o profissional.
Liderança autoritária
Uma liderança autoritária está entre as principais causas de insatisfação no trabalho.
Há algum tempo, o G1 trouxe uma matéria informando que oito a cada dez pessoas que pedem demissão é por desgaste na relação com o líder.
O bom líder é aquele que motiva, inspira e auxilia a sua equipe.
Não receber benefícios
Os benefícios oferecidos pela empresa é um dos fatores decisivos para o colaborador aceitar ou não a vaga e a ausência deles é um dos motivos para a falta de motivação.
Afinal, um trabalhador irá desempenhar suas tarefas com muito mais segurança e tranquilidade sabendo que, além do seu salário, ele também pode contar com:
- vale-transporte,
- vale-refeição,
- assistência médica,
- auxílio em cursos e faculdades,
- bonificações.
Como você pode perceber, a motivação no trabalho está diretamente associada à vontade que o profissional tem de se manter na empresa e realizar com satisfação o seu trabalho.
Nesse sentido, atitudes simples na gestão podem fazer a diferença para estimular toda uma equipe.
Agora que você conferiu quais são as razões para a falta de motivação no trabalho, conte com as soluções da TokPay para flexibilizar os benefícios dos seus colaboradores. Acesse nosso site e entre em contato conosco.
(Imagens: divulgação)