Todo gestor antenado com as transformações do mercado de trabalho e de consumo sabe que precisa usar estratégias para alavancar a equipe de vendas.
Muitos líderes ainda têm dificuldade em estimular os integrantes do seu time, por acharem que bons salários e comissões são suficientes para motivar um profissional. Esses fatores podem ser atraentes, mas não bastam.
É importante a liderança reconhecer que o principal motivo de desestímulo de um colaborador é ele sentir que a empresa não investe nele e nem reconhece o seu talento, essa sensação causa frustração profissional e pessoal.
Por outro lado, um estudo da Universidade da Califórnia revelou que um colaborador feliz chega a ser 31% mais produtivo, 3 vezes mais criativo e acredite, vende 37% a mais comparado com aqueles que não estão satisfeitos.
Considerando a importância do estímulo, os gestores precisam usar estratégias para engajar o time e alavancar as vendas. Quer saber como fazer isso? Leia aqui.
4 dicas para alavancar uma equipe de vendas
Como já dissemos, o dinheiro pode ser um atrativo, mas esse efeito é muito curto. O profissional precisa ser visto como um ser humano integral que no seu íntimo deseja:
- se sentir valorizado pela gestão,
- ser reconhecido pelo seu talento,
- ser recompensado pelos resultados que traz à empresa,
- acreditar que o trabalho promoverá crescimento pessoal e profissional.
Você pode ajudar a alavancar sua equipe de vendas com pequenas e importantes atitudes, como:
Treinamento contínuo
Ao capacitar sua equipe de vendas você está investindo e melhorando o potencial de todo o seu capital humano, ampliando o conhecimento dos membros e tornando-os mais aptos.
Por outro lado, oferecer cursos e capacitações faz o colaborador se sentir valorizado pela gestão, sem contar que a nova geração de profissionais é sedenta por aprender e compartilhar conhecimentos.
Além disso, investir em treinamentos contínuos ajuda a:
- reter talentos,
- manter a equipe sempre atualizada,
- aumentar a produtividade de todo o time,
- melhorar os resultados.
Facilite os processos
Sabemos que cada processo de venda difere um do outro, mas de forma geral a rotina no ambiente corporativo pode ser simplificada.
Para isso, ofereça tecnologias necessárias. Equipamentos e sistemas facilitam o armazenamento de dados e o acesso às informações de todos os membros da sua equipe de vendas.
Lembre-se que os profissionais desejam realizar suas tarefas com mais autonomia, sem o controle rígido de uma liderança. Sentir-se constantemente tolhido tira o poder de criatividade e decisão do vendedor.
Por isso, diminua o controle e apenas oriente a sua equipe.
Boa cultura de trabalho
Atualmente, boa parte dos profissionais que estão no mercado de trabalho são os nascidos entre 1980 e 1995, a conhecida Geração Millennial.
Essas pessoas têm entre 25 e 40 anos e preferem empresas que se destacam pela sua cultura inovadora de gerir e que promovam nelas satisfação em trabalhar.
Qualidade de vida, flexibilidade, autonomia e gestão humanizada estão entre as características mais valorizadas pelo profissional em relação à empresa e ao emprego dos sonhos.
Sem contar que a reputação da empresa no contexto da responsabilidade social é determinante para o colaborador se sentir bem ou não em trabalhar na instituição.
Recentemente, os meios de comunicação divulgaram uma pesquisa realizada pela Survey Monkey, revelando que 90% dos brasileiros se encontram insatisfeitos e infelizes com os seus empregos, dado alarmante para uma equipe de vendas e que impacta nos resultados da empresa.
Bonifique sua equipe
Campanhas de incentivo no ambiente corporativo são ações que visam estimular e engajar pessoas e times.
Uma forma de fazer o vendedor se sentir valorizado é bonificar a equipe.
Esses benefícios podem ser:
- viagens para ele e sua família,
- cursos e treinamentos exclusivos,
- um mês de cinema grátis,
- vale presentes,
- soma em dinheiro.
Com o cartão TokPay Benefícios Flexíveis, por exemplo, o seu colaborador escolhe onde e como gastar a soma em dinheiro recebida, garantindo a total liberdade e motivação de sua equipe.
Agora que conheceu algumas estratégias que podem ser usadas para alavancar o time de vendas, escolha as melhores formas para bonificar seus vendedores e surpreenda seus colaboradores com os cartões da TokPay.
(Imagens: divulgação)