Saber o que é endomarketing e conhecer detalhes de como aplicá-lo faz toda a diferença na busca dos resultados e na performance da empresa.
Não há como não se sentir satisfeito com os retornos positivos passados pelos clientes a partir de uma ação ou campanha que a sua empresa tenha realizado.
É gratificante quando existe o reconhecimento do trabalho bem realizado e talvez esse retorno seja quase tão bom como o de ver os resultados de vendas acontecendo e o faturamento subindo.
Esse mesmo sentimento é percebido por todas as pessoas que se sentem felizes e recompensadas quando reconhecidas e com os colaboradores da empresa a situação não é diferente.
Nesse post apresentamos o que é endomarketing e porque aplicá-lo em sua empresa pode transformar os resultados. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é endomarketing?
Para entendermos o que é endomarketing, é importante compreendermos o objetivo do marketing.
O marketing é uma estratégia utilizada para chamar a atenção das pessoas e atrair clientes, no objetivo de alavancar as vendas.
O endomarketing também tem o objetivo de criar uma motivação, porém voltada para o seu público interno, ou seja, os colaboradores.
Para se ter ideia da importância dessa atitude, trazemos alguns indicadores que valem a pena serem conhecidos e que são frutos de pesquisas de empresas consolidadas no mercado:
- 65% dos colaboradores que deixam seus empregos não se sentem reconhecidos,
- o reconhecimento é o 2º motivo que mais engaja os colaboradores na América Latina,
- 67% dos colaboradores dizem que o elogio do gerente é o maior motivador não financeiro para melhorar a performance,
- 46% dos gerentes consideram o reconhecimento como um investimento e não um gasto,
- empresas com política de reconhecimento têm 31% menos demissões voluntárias,
- grandes empresas investem 1% do valor da folha de pagamento em programas de reconhecimento.
Como aplicá-lo na empresa?
Como se observa, investir em endomarketing é uma excelente ideia para motivar e obter dedicação, envolvimento e resultados junto aos colaboradores, portanto, vale a pena conhecer algumas ações que podem ser realizadas:
Eventos e palestras
O desenvolvimento de eventos e palestras especialmente realizadas para o público interno traz grandes resultados.
Aproveitar datas comemorativas e realizar periodicamente algum evento é fundamental para que os colaboradores sintam-se parte ativa da empresa, onde palestras motivacionais e que efetivamente “somem” nas carreiras dos profissionais devem ser oferecidas.
Integração
A integração consiste em criar momentos de encontros entre os colaboradores, onde se possam passar momentos divertidos e agradáveis.
O objetivo é promover conversas entre membros das diversas áreas e facilitar os relacionamentos.
Isso pode ser feito através de momentos de lazer e descontração.
Treinamentos
Promover treinamentos constantes que venham a aperfeiçoar os conhecimentos das equipes é outra forma inteligente para se responder sobre o que é endomarketing.
Os colaboradores sentem-se prestigiados e percebem os investimentos da empresa em seus currículos, situação que possibilita a fidelização e uma melhora de performance nos resultados.
Benefícios
Os benefícios extras, ou seja, aqueles que ocorrem ocasionalmente e que premiam colaboradores que se destacaram ou equipes que atingiram os resultados esperados é uma excelente maneira de valorizar e motivar o seu pessoal.
Todas essas ações aproximam as equipes e impulsionam as atividades, pois, o colaborador sente-se parte do processo e passa a ser um grande defensor da marca.
A alegria e a satisfação que se alcança quando um cartão com algum valor é entregue como forma de premiação contagia a todos.
Os que receberam a premiação sentem-se valorizados e aqueles que ainda não chegaram lá, tratarão de se empenhar para também alcançarem a sua premiação.
Agora que você já sabe o que é endomarketing e como fazer para implementá-lo em sua empresa, conheça a TokPay e conte conosco para ajudá-lo a criar formas de incentivo e benefícios para seus colaboradores. Acesse nosso site e conheça nossas soluções!
(Imagens: divulgação)